Uma expressão muito comum no mundo corporativo é T&D – treinamento e desenvolvimento. Enquanto o primeiro se volta para objetivos de aprendizado a curto prazo, o segundo foca a evolução da competência a médio e longo prazos. Durante anos o treinamento foi muito valorizado, enquanto o desenvolvimento humano era visto como um conceito distante, teórico e, até certo ponto, nebuloso…
Pouco a pouco, o desenvolvimento de pessoas vem fincando sua bandeira nas empresas ao lado do treinamento, como instrumentos fundamentais para as empresas vencerem o triplo desafio de atrair, manter e desenvolver talentos humanos. Três metodologias de desenvolvimento humano vêm se popularizando… Muito faladas, porém pouco explicadas, elas suscitam dúvidas a respeito de seus reais propósitos e resultados.
Que tal, então, esclarecermos a proposta de cada uma?
- Coaching - Conduzida geralmente por um profissional externo, essa metodologia de desenvolvimento estabelece uma relação entre um técnico [coach] e seu orientando. Guardadas as devidas proporções seria muito semelhante à atuação de um personal trainer voltado para o fortalecimento de competências de liderança para profissionais que apresentam potencial, mas que ainda não chegaram ao nível de consistência gerencial esperado pela empresa.
- Mentoring – Traz à cena a figura do mentor – que é um executivo senior da própria empresa, que terá a tarefa de compartilhar sua experiência e vivências acumuladas em anos de trabalho no ambiente corporativo. O mentor vai servir como um oráculo que passa sua sabedoria aos mais jovens que o consultam a respeito de questões e dúvidas sobre o gerenciamento de carreira e da própria vida.
- Counseling - Fornece aconselhamento técnico, especializado para esclarecer dúvidas e necessidades pontuais. Todos nós já necessitamos de um conselheiro, não é? Essa metodologia de desenvolvimento humano parte da premissa de que nenhum de nós detém todas as respostas técnicas para os problemas e oportunidades que surgem em nosso trabalho. Recorrer a um especialista e ouvir os conselhos e diretrizes reflete uma atitude madura e prudente.
Caso seu local de trabalho não disponha de um programa estruturado de desenvolvimento humano, não vale a pena sentar e reclamar… Busque seus próprios caminhos para conseguir se desenvolver. Procure ajuda de terceiros, mas não abandone essa necessidade. Caso precise, lembre-se que o email do Drops [dropsdecarreira@gmail.com] estará sempre à sua disposição como canal de orientação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário