quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

2013: metas são sonhos com prazos definidos

Faça o que puder, com o que se tem, onde estiver.



O importante na vida é termos metas grandiosas se quisermos fazer a diferença no mundo. O fim de ano chegando e umas das perguntas mais comuns nessa época são: O que você vai fazer em 2013? Quais são as suas metas para o ano que vem? Muitas vezes deixamos para pensar nisso no dia 31 de dezembro, véspera de ano novo, ou quando janeiro já está a pleno vapor e aí seu tempo para pensar e se planejar já se foi.

Criar metas para a vida significa mudar e realizar transformações positivas. Criar objetivos significa ousar, investir em si mesmo e em sua vida. Para isso é necessário abrir espaço para novas atividades e comportamentos e permitir também que alguns hábitos antigos saiam da sua vida. Einstein já dizia: “A definição de insanidade é continuar fazendo as mesmas coisas esperando resultados diferentes”.

Saber aonde você quer chegar em 2013 é uma decisão importante para que possa assegurar que suas ações e comportamentos o levem para a direção certa. A expressão zona de conforto traz dentro de si uma ambiguidade. Às vezes, essa área pode ser extremamente desconfortável, mas você já está tão acostumado a ela e pode acreditar que isso define sua vida, define como você é e quais resultados irá obter.

Sair dessa inércia será o primeiro desafio para 2013. Mudar significa sair do que é conhecido, das respostas automáticas, das ideias que já “rodam” no dia a dia na sua cabeça. Mudar significa pensar de modo diferente, prestar atenção em coisas novas e lidar com a incerteza. Desde 1987 que não temos um ano com 4 números diferentes, olha aí uma boa oportunidade para você fazer algo novo em 2013!

As metas são a bússola que dá sentido aos valores e permite atingir a visão, mas lembre-se, elas precisam ser formuladas de uma forma que permita transformar seus sonhos em realidade e precisam atender alguns requisitos como ser: específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas, relevantes, com um tempo determinado e principalmente que não dependam de outras pessoas. Anote por escrito suas metas, crie estratégias para alcançá-las e trabalhe diariamente em seus planos.

E aqui vai uma Dicaduka: seja focado nas suas metas e permita-se recomeçar quando for necessário. Não seja rigoroso com você, seja sim disciplinado. Vale aqui lembrar mais uma vez de Albert Einstein: Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não às pessoas nem às coisas.

Mochila nas costas e até a próxima trilha!

Professor Paulo Campos Experiência tem 20 anos de experiência em soluções de aprendizagem (Ensinar, Aprender e Liderar). Desde 2000 já realizou mais de 1.200 palestras para 65 mil pessoas nos temas relacionados ao comportamento humano nas áreas de Liderança, aprendizado de adultos e gestão de pessoas.

Disponível em http://vocesa.abril.com.br/blog/mochileiro-corporativo/2012/11/18/2013-metas-sao-sonhos-com-prazos-definidos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário