terça-feira, 31 de março de 2015

Saber envelhecer é tornar-se “Sem Idade”

Como você se relaciona com o envelhecimento?

Para a antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mirian Goldenberg, o trabalho com a criatividade e a condução de projetos pessoais fazem da velhice uma oportunidade para a construção de uma nova vida. Em sua opinião,  artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Rita Lee e Marieta Severo, são pessoas chamadas “sem idade”  e lança um desafio: “Duvido que alguém consiga encontrar neles um retrato negativo de envelhecimento. Fazem parte de uma geração que não aceitará o imperativo “seja velho”.
Empresária Mara Lúcia Sarahyba (57) e sua filha, a modelo Daniela Sarahyba (30)
Num mundo em que se vive por mais tempo e com mais saúde, a idade real
 se traduz pelo estilo de vida, e não pelo calendário.

Inspirada pelo livro “A velhice” de Simone de Beauvoir, essa antropóloga tem se dedicado a pesquisar como homens e mulheres, de várias idades e nacionalidades, se relacionam com essa etapa da vida.

Os mais de 25 anos de pesquisas a desafiaram a buscar os caminhos para inventar uma “bela velhice”, ideia que apresenta e desenvolve de maneira profunda no livro “A Bela Velhice”, da Record.

Nele, a autora mostra que é possível experimentar o processo de envelhecimento com beleza, liberdade e felicidade. Fala de tempo, amizades, segurança, projetos, família, vitalidade, mas fala também de como nessa fase da vida, ser homem ou mulher muda significativamente os sonhos, as atitudes e expectativas. Toca em temas como corpo, casamento e relacionamento, inevitáveis quando o assunto é envelhecer. 

Veja a entrevista da autora no café filosófico: http://goo.gl/QbJq08

Você pode querer ler também (muito atual): http://goo.gl/w7JLXi            

Nenhum comentário:

Postar um comentário