terça-feira, 21 de agosto de 2012

Um mês de desintoxicação


30 maneiras simples de limpar-se e energizar-se todos os dias

Lisa Turner* Lisa@InspiredEating.com. Publicado na Amazing Wellness, verão de 2012, p. 64-70

A desintoxicação bem projetada pode livrar o seu fígado, cólon e rins de toxinas, clarear a pele, aumentar a energia, e ajudá-lo a perder peso de forma segura. Um estilo de vida mais limpo, permite que você se desintoxique e obtenha resultados a longo prazo. Para o próximo mês, implemente um desses 30 passos simples todos os dias e se purifique ao longo de todo o mês.

1.      Faça massagem. Massagem melhora a circulação, reduz o estresse e estimula os gânglios linfáticos, pequenos órgãos do sistema imunológico que ajudam a filtrar as toxinas do corpo. Delicie-se com um spa, contrate os serviços de um profissional ou consulte as ofertas e descontos de escolas de massagens locais.
2.      Corte o café. Ou, pelo menos, reduza. Prejudica o fígado, dificulta os esforços de desintoxicação e estimula a liberação de hormônios do estresse. Faça a reducão gradualmente - misture metade de café descafeinado no café regular - ou mude para o chá. O chá verde combina doses suaves de cafeína com compostos que aumentam a desintoxicação do fígado.
3.      Suprima o açúcar. A fruta inteira é o melhor adoçante e o mel infiltrado é o menos processado de todos os adoçantes refinados. Outras opções incluem  açúcar de coco, açúcar de palma, xarope de arroz marrom, ou de estévia. Tenha cuidado com agave: a maioria das marcas são altamente processadas ​​e têm o mesmo efeito sobre o corpo que o açúcar branco.
4.      Mantenha-se em movimento. Adicione uma colher de sopa de sementes ou casca de psyllium para um vidro de 8 onças de água para assegurar a regularidade do funcionamento do intestino. A casca de psyllium tem ações mais rápidas, mas as sementes são mais protetivas contra o câncer de colon. Para melhores resultados, use uma mistura de ambos.
5.      Vá aos orgânicos. A maioria dos alimentos contêm pesticidas, herbicidas, antibióticos, hormônios e outras substâncias químicas que prejudicam os esforços de desintoxicação. Sempre compre produtos de origem animal orgânicos: se você tiver que comprar produtos convencionais, invista naqueles menos prováveis de estarem contaminados.
6.      Sue. Saunas a vapor estimulam a transpiração, o envio de toxinas através da pele, órgão do corpo de maior desintoxicação. Se o seu clube não tiver um, verifique com seu centro comunitário; um spa local será uma opção mais extravagante. Idealmente, você deve tomar vapor pelo menos uma vez por semana.
7.      Tente hidroterapia. É uma técnica de desintoxicação clássica para estimular a circulação. Tome um banho muito quente por três a cinco minutos, e depois prossiga com água fria durante 30 segundos; repita mais duas vezes, depois vá para a cama e descanse por 30 minutos.    
8.      Alongue diariamente. Estimula a circulação e a função linfática, e mantém os músculos flexíveis. Tente uma prática que também incorpore a meditação, como yoga, tai chi, ou qigong. Encontre professores de yoga em yogaalliance.org; procure acupunturistas locais ou estúdios de artes marciais para tai chi e recomendações de qigong.  
9.      Coma superalimentos. Tome supplementos como antioxidantes e multivitamínicos, mas não se esqueça dos superalimentos. Eles são ricos em antioxidantes, fibras e compostos de cura que desintoxicam naturalmente o corpo. Concentre-se em folhas verdes, brócolis, abóbora, amoras, ameixas  e batata doce para alimentação concentrada.  
10.  Livre sua despensa de qualquer coisa com xarope de alta frutose de milho, gorduras trans, óleos hidrogenados, sabores e cores artificiais, conservantes e outros produtos químicos. Alguns, como nitrito de sódio, gaiato de propilo, hidroxianisole butilado (BHA), e hidroxitolueno butilado (BHT) têm sido associados a cancro. Outros interferem na função natural de desintoxicação do fígado.   
11.  Desintoxique sua alma. Pensamentos e sentimentos tóxicos também podem prejudicar o seu corpo. Inicie um diário e faça anotações de emoções perturbadoras. Você está carregando mágoa ou raiva? Você se sente triste ou solitário? Escreva tudo isso, e então avalie: há alguma coisa que você precisa para limpar? Onde você pode deixar e seguir em frente? Faça isso, no final de cada dia, para desintoxicação espiritual diária.   
12.  Faça uma melhor smoothie. Embalagens com misturas de smoothie são ricas em açúcar e ingredientes adicionados. Combine amêndoa e/ou leite de coco no liquidificador com a metade de um abacate, uma colher de sopa de soro de leite em pó simples, uma banana congelada e seis punhados grandes de espinafre; bata até ficar cremoso para fazer duas porções.  
13.  Opte pela limpeza verde. Produtos de limpeza convencionais estão cheios de toxinas que podem aumentar o risco de câncer, levar a danos no sistema de órgãos e causar danos no sistema reprodutor. Compre produtos naturais,versões  livres de toxinas, ou faça o seu próprio; bicarbonato de sódio, vinagre, óleo de laranja natural e sabão natural limpam a maioria das superfícies. 
14.  Estoque feijão. Eles são ricos em proteína limpa e ricos em fibras para varrer as toxinas dos intestinos. Ignore a versão em lata: os revestimentos da maioria das latas contêm BPA, um disruptor endócrino. Compre uma variedade de feijões secos, deixe de molho durante a noite e cozinhe em fogo baixo em uma panela. Faça um lote grande e congele para mais tarde, ou opte pelas super-rápidas lentilhas vermelhas (elas cozinham em 15 a 20 minutos).  
15.  Cozinhe inteligente. Livre-se de teflon, silverstone e outros revestimentos que emitem perflourochemicals nocivos (PFCs). A EPA classifica-os como cancerígenos. 
16.  Adquira um bom filtro. Toxinas em água podem incluir flúor, cloro, resíduos farmacêuticos e outros produtos químicos. Invista em um filtro de água de boa qualidade; pesquise o melhor. Ou compre unidades individuais para a sua pia da cozinha, do banheiro e chuveiros.    
17.  Movimente mais. O exercício aumenta a circulação, estimula a respiração profunda e promove a transpiração. Construa mini-treinos durante todo o dia: tome a escada, ande de bicicleta ou a pé para recados, faça jogging no local por 10 minutos. Ou use um mini-trampolim para um treino rápido e eficiente, que também estimula o sistema linfático.
18.  Cozinhe no vapor. Óleos aquecidos causam danos ao organismo e criam toxinas. Legumes sauté ou alimentos a vapor em um simples e barato vaporizador de bambu ou pela inserção em panela de aço inoxidável; regue com azeite depois do cozimento.   
19.  Proteja seu fígado. Elimine o álcool e o café, e fortaleça este órgão vital  desintoxicando-o com alimentos e ervas. Alcachofras e verduras amargas contêm compostos que estimam a função hepática, e o cardo de leite (protetor hepático) pode remover substâncias prejudiciais e ajudar a reparar danos evidenciados. 
20.  Desligue-se. Faça uma pausa de eletrônicos para o corpo e a alma. Poluição eletromagnética a partir de celulares, computadores,  aparelhos, rádio-relógio, secador de cabelo e outros objetos domésticos podem interferir nos campos magnéticos do corpo, diminuindo os esforços de desintoxicação. Conecte-se com a família e amigos, em vez da internet.
21.  Medite. É essencial para aliviar o stress e apoiar a desintoxicação. Siga uma prática simples, como a meditação da consciência plena durante 15 minutos por dia, de manhã ou à noite. Encontre instruções e sites de guias de CDs.
22.  Produza glutationa. Esta proteína como antioxidante é uma obrigação para desintoxicacão de vários fármacos, uma grande variedade de poluentes, álcool e fungos encontrados nos alimentos. Para fazer a glutationa, o seu corpo precisa de três principais aminoácidos: glicina, cisteína e glutamina, junto com a vitamina C.   
23.  Entre no vagão. Álcool em qualquer forma deve ser filtrado pelo fígado, e alguns estudos mostram que mesmo o consumo moderado aumenta o risco de certos cânceres. Atenha-se à água com gás ou chá de ervas gelado; beba  somente em ocasiões especiais e em pequenas quantidades.
24.  Escove-se. Escovar a pele a seco estimula o sistema linfático, um dos principais métodos de desintoxicação do corpo. Usando uma escova de cerdas macias, escove a pele a partir de seus dedos das mãos e pés e se movendo para dentro em direção ao seu coração. Siga com um banho quente para impulsionar ainda mais a circulação e manter a linfa movimento. 
25.  Limpe profundamente a sua boca. As bactérias podem ficar presas em coroas, canais radiculares e outros tipos de trabalho odontológico, permitindo que as toxinas se infiltrem no corpo e provoquem danos sistêmicos. "Oil pulling", uma técnica ayurvédica barata, limpa profundamente os dentes e gengivas. Encontre detalhes em Saúde Perfeita, de Deepak Chopra, ou Conexão Saúde, disponível online para download. 
26.  De-plastifique. Plásticos contêm produtos químicos de desregulação endócrina que prejudicam o fígado, intestino, rins e sistema linfático, e podem levar ao câncer. Elimine o plástico de sua casa; nunca coloque vasilhames de plástico no forno de microondas (melhor ainda, não usar um microondas) e evite alimentos embalados em plástico. Invista em recipientes de vidro e metal para armazenamento e garrafas de bebida
27.  Respire profundamente. O oxigênio é alcalinizante, e respiração profunda é uma maneira simples para equilibrar o pH. Respiração profunda e lenta também reduz o estresse e diminui os níveis de cortisol, mesmo que por curtos períodos de tempo. Gaste 15 minutos todos os dias, sentado em silêncio, e observe sua respiração; incorpore uma meditação diária, para manter a respiração completa.
28.  Tire as toxinas dos produtos de cuidados pessoais. A pele absorve substâncias químicas e os efeitos são cumulativos (pense em quantas vezes você lava suas mãos todos os dias). Evite qualquer coisa com parabenos, ftalatos, DEA, e outros compostos sintéticos, e opte pelos naturais; tente Aubrey Organics e outros.
29.  Faça uma sesta. Agende uma soneca, sempre que possível. É prazeiroso e profundamente rejuvenescedor, e até mesmo um rápido cochilo pode reduzir  os níveis de estresse. Se você não está com sono, opte por 15 minutos de tempo de silêncio: medite, respire fundo ou olhe para o céu.
30.  Coma um pouco menos. O fígado tem de processar tudo o que você come. Estudos sugerem que a redução de calorias (sem cortar nutrientes) pode aumentar a longevidade, interromper inflamações e reduzir o risco de doença cardíaca.

* Lisa Turner é escritora da área de alimentação, consultora em nutrição e autora de O Gourmet Saudável: cria receitas para inspirar alimentos e uma cozinha saudável  iPhone app (www.TheHealthyGourmet.net). Escreveu cinco livros sobre alimentação, nutrição e cicatrização, e centenas de artigos de revistas. Atualmente é professora da Bauman Faculdade de Nutrição Holística, busca uma faixa preta em ninjitsu e trabalha duro em seu próximo livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário