O ESPECIALISTA RODGER DEAN DUNCAN
SUGERE COMO VALORIZAR SUA MARCA PESSOAL COM BASE NOS CONSELHOS DE GRANDES
LÍDERES POLÍTICOS E EMPRESARIAIS DO MUNDO
As empresas são reconhecidas por sua
imagem corporativa. Algumas varejistas, por exemplo, são lembrados por seu
excelente atendimento aos clientes, e certas companhias aéreas, pelo extravio
de bagagem e pelo mau humor dos seus funcionários.
O mesmo acontece com as pessoas.
Você é lembrado (e se lembra dos outros) por sua personalidade, comportamento e
atuação. Essa combinação de três elementos diferencia cada um e forma sua marca
individual. Rodger Dean Duncan, que foi assessor de líderes políticos e
empresariais por mais de 40 anos, resolveu reunir bons conselhos sobre
marketing pessoal vindos dos maiores líderes do mundo e escreveu a obra Change-Friendly Leadership: How to Transform
Good Intertion into Great Performace (ed. Midpoint Trade Books). A seguir,
fizemos uma seleção do que ele ouviu e registrou no livro:
1.
Delegue poder
É difícil imaginar que as pessoas
deixem seus títulos e currículos do lado de fora da sala de reuniões. Mas
precisam: durante as conversas, a igualdade deve imperar. Os líderes têm de se
desprender de seu prestígio e resistir à tentação de fazer valer a autoridade
de seu cargo.
2.
Decida, mas com colaboração
Sempre convém evitar a atitude de “sabe-tudo”.
Adiar uma avaliação ou julgamento para obter mais informações não significa
adiar indefinidamente sua decisão, e sim esperar por dados suficientes para
fazê-lo com convicção. Se você comete esse erro, não quer dizer que deva
continuar a repeti-lo pelo resto da vida.
3.
Questione suas histórias
Costumamos manipular histórias que
justificam o que fazemos e o que não podemos fazer. Nós as transformamos em fatos, buscando informações que reforcem
nosso ponto de vista e ignorando aquelas que o desafiem. Nada disso é uma falha
de caráter, apenas faz parte do ser humano; talvez, no entanto, nos limite. A
boa notícia é que podemos aprender novos comportamentos que serão mais úteis a
nosso objetivos, como o de questionar nossas próprias histórias.
4.
Saiba o que você quer
Há coisas que sabemos que sabemos,
outras que sabemos que não sabemos e algumas que sabemos, mas das quais não nos
damos conta. Há muito mais sabedoria nesse trava-língua do que se imagina. E
uma coisa é certa: você precisa saber quanto e o que você efetivamente sabe.
5.
Ouça com empatia
Aplicar esse conselho exige
paciência. Devemos focar as necessidades do outro, prestar atenção nas
sutilezas de tom, no estado de ânimo e no “clima” geral. Trata-se de ouvir para
entender e não para controlar ou manipular.
6.
Dome os elefantes
É comum estarmos em uma situação em
que surge um tema importante sobre o qual ninguém quer falar. Impera o
silêncio, como se todos dissessem mentalmente: “Há um elefante em meu quarto e
quero que alguém o dome”. Mas, para domá-lo, primeiro é preciso reconhecer sua
existência. Dar nome ao elefante é uma metáfora sobre a necessidades de tornar
explícito o que está implícito.
7.
Pergunte para descobrir
Fale para ser ouvido e ouça para que
falem com você. E abra-se à influência dos demais sem se importar com cargos. O
escritor egípcio Naguib Mahfouz está certo: reconhecemos um homem inteligente
por suas respostas e um sábio por suas perguntas.
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