terça-feira, 16 de abril de 2013

7 Caminhos do Marketing Pessoal

Redação HSM Management. Assunto Pessoal/Carreira. Mar/Abr/2013. p. 140.

O ESPECIALISTA RODGER DEAN DUNCAN SUGERE COMO VALORIZAR SUA MARCA PESSOAL COM BASE NOS CONSELHOS DE GRANDES LÍDERES POLÍTICOS E EMPRESARIAIS DO MUNDO

As empresas são reconhecidas por sua imagem corporativa. Algumas varejistas, por exemplo, são lembrados por seu excelente atendimento aos clientes, e certas companhias aéreas, pelo extravio de bagagem e pelo mau humor dos seus funcionários.

O mesmo acontece com as pessoas. Você é lembrado (e se lembra dos outros) por sua personalidade, comportamento e atuação. Essa combinação de três elementos diferencia cada um e forma sua marca individual. Rodger Dean Duncan, que foi assessor de líderes políticos e empresariais por mais de 40 anos, resolveu reunir bons conselhos sobre marketing pessoal vindos dos maiores líderes do mundo e escreveu a obra Change-Friendly Leadership: How to Transform Good Intertion into Great Performace (ed. Midpoint Trade Books). A seguir, fizemos uma seleção do que ele ouviu e registrou no livro:

1. Delegue poder
É difícil imaginar que as pessoas deixem seus títulos e currículos do lado de fora da sala de reuniões. Mas precisam: durante as conversas, a igualdade deve imperar. Os líderes têm de se desprender de seu prestígio e resistir à tentação de fazer valer a autoridade de seu cargo.

2. Decida, mas com colaboração
Sempre convém evitar a atitude de “sabe-tudo”. Adiar uma avaliação ou julgamento para obter mais informações não significa adiar indefinidamente sua decisão, e sim esperar por dados suficientes para fazê-lo com convicção. Se você comete esse erro, não quer dizer que deva continuar a repeti-lo pelo resto da vida.

3. Questione suas histórias
Costumamos manipular histórias que justificam o que fazemos e o que não podemos fazer. Nós as transformamos  em fatos, buscando informações que reforcem nosso ponto de vista e ignorando aquelas que o desafiem. Nada disso é uma falha de caráter, apenas faz parte do ser humano; talvez, no entanto, nos limite. A boa notícia é que podemos aprender novos comportamentos que serão mais úteis a nosso objetivos, como o de questionar nossas próprias histórias.

4. Saiba o que você quer
Há coisas que sabemos que sabemos, outras que sabemos que não sabemos e algumas que sabemos, mas das quais não nos damos conta. Há muito mais sabedoria nesse trava-língua do que se imagina. E uma coisa é certa: você precisa saber quanto e o que você efetivamente sabe.

5. Ouça com empatia
Aplicar esse conselho exige paciência. Devemos focar as necessidades do outro, prestar atenção nas sutilezas de tom, no estado de ânimo e no “clima” geral. Trata-se de ouvir para entender e não para controlar ou manipular.

6. Dome os elefantes
É comum estarmos em uma situação em que surge um tema importante sobre o qual ninguém quer falar. Impera o silêncio, como se todos dissessem mentalmente: “Há um elefante em meu quarto e quero que alguém o dome”. Mas, para domá-lo, primeiro é preciso reconhecer sua existência. Dar nome ao elefante é uma metáfora sobre a necessidades de tornar explícito o que está implícito.

7. Pergunte para descobrir
Fale para ser ouvido e ouça para que falem com você. E abra-se à influência dos demais sem se importar com cargos. O escritor egípcio Naguib Mahfouz está certo: reconhecemos um homem inteligente por suas respostas e um sábio por suas perguntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário