quinta-feira, 9 de maio de 2013

A árdua conquista da afirmação profissional



As implicações dos avanços tecnológicos para a interação entre as pessoas resultam em  mudanças nas relações de trabalho e de consumo, nas interfaces entre líderes e liderados, assim como no sentido do trabalho e na forma de obter resultado. Diante dessa complexidade, os requisitos críticos de sucesso demandam dos profissionais um maior comprometimento com sua evolução pessoal.

 Isso significa que, para desenvolver um perfil profissional competitivo, você precisa ter acesso a uma                  variedade de instrumentos. Para auxiliá-lo na realização desse objetivo, a Rhaizes compilou material          produzido pelos maiores estudiosos de carreira.   

a)    Combinação de conhecimentos técnicos com habilidades e atitudes. Ter conhecimentos técnicos, saber quanto e o que você efetivamente sabe, atentando para o fato de que “há coisas que sabemos que sabemos, outras que sabemos que não sabemos e algumas que sabemos, mas das quais não nos damos conta”. E, sobretudo, saber o que fazer com esses conhecimentos, utilizando o pensamento estratégico, a comunicação, colaboração, criatividade para resolver problemas. Associe qualidades humanas como iniciativa, curiosidade, persistência, disposição para aprender e para correr riscos e, o mais importante, a motivação e seus ingredientes: jogo, paixão e propósito.

Em outras palavras, saiba aprender e seja capaz de ativar conhecimentos que o habilitem a      propor soluções criativas e a tomar atitudes inovadoras, como flexibilidade, protagonismo, conectividade, rapidez e adaptabilidade. Desenvolva o hábito de colocar em evidência as suas habilidades de maior domínio por meio da construção de portfólios digitais.

O que vale é aprender e, ao mesmo tempo, a capacidade de usar o que se aprende em favor do desenvolvimento de sua carreira, da organização e da comunidade a que pertence. O hábito de aprender sempre, quando colocado a serviço da capacidade de competir, colaborar e conectar-se, ganha expressão por meio de suas habilidades de maior domínio especialmente se registradas em portfólios digitais.

b)      Capacidade de encontrar novas oportunidades ou criar as suas próprias.  Profissionais treinados para a excelência no desempenho, que exigem e são exigidos em seus talentos, têm consciência do valor das alianças e aprende a gerenciá-las com maestria; oferecem sinais explícitos de que realmente se importam em ajudar as pessoas. Essa é uma forma de estabelecer as bases de parcerias profissionais atraentes e de relacionamentos significativos. Utilize abordagens específicas que tenham em conta regras básicas bem estabelecidas, acordos e limites formalizados e sustentados pela confiança, integridade e responsabilidade. 

c)      Construção da identidade profissional comprometida com a realidade social. Seja reconhecido por sua marca individual: ela combina personalidade, comportamento e atuação. Esteja sempre em contato com sua própria verdade, com a verdadeira pessoa que é, para estabelecer contato com os outros.

d)  Participação em trabalhos voluntários que lhe permitam expor-se mais para provar suas habilidades de comunicar-se e lidar com as diferenças.

e) Conhecimento de idiomas e vivência de diferentes culturas para ser criativo, ter uma mentalidade global, pensar fora da caixa. A multiculturalidade é um dos ingredientes essenciais da nova liderança 

Na medida que consegue ter como foco o talento e as competências críticas, você assume a melhoria contínua da sua performance por meio do aprendizado autodirigido, em que se torna o responsável primeiro e único do seu próprio aprendizado.

O verdadeiro talento inclui habilidade e compromisso e este último tem cada vez mais peso. A atitude, o compromisso e a responsabilidade com os resultados de sua atuação  são mais valiosos do que a habilidade. Conhecimentos e habilidades podem ser aprendidos, mas o compromisso e a responsabilidade são parte da pessoa que você é e com a qual você deve relacionar-se de forma muito positiva.



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário